7 DICAS DE VENDAS PARA PROMOVER SEU ANUNCIO NA INTERNET

7 DICAS DE VENDAS PARA PROMOVER SEU ANUNCIO NA INTERNET



Apesar de a internet estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, muitos empreendedores ainda ignoram o potencial das ferramentas digitais para atingir um público mais amplo ou mais qualificado. Segundo pesquisa do Sebrae divulgada no ano passado, 59% das MPEs brasileiras sequer possuem site ou perfil em redes sociais. Considerando que 65% dos brasileiros já pesquisaram ou compraram um produto na internet, percebe-se que há um grande desperdício desse mercado em potencial..As razões para a resistência podem variar: da impressão de que as plataformas digitais são complexas demais ou de que os resultados não serão os esperados. Entretanto, várias dessas ferramentas vêm se tornando cada vez mais descomplicadas e intuitivas, além de apresentarem recursos de monitoramento capazes de mostrar de forma precisa qual público está sendo atingido e convertido em clientela.Conheça algumas recomendações que devem ser levadas em consideração na hora de divulgar o seu produto ou serviço na internet:


1. De olho no orçamento e no planejamentoPara que as campanhas realmente surtam efeito, o empreendedor deve começar fazendo um estudo de quanto pode investir. Organizar um orçamento ajuda a conhecer seus limites. "Anuncie apenas aquilo que puder entregar, de acordo com as possibilidades da empresa para atender a demanda", diz Bernardo Castello Branco, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi).A dica é começar pequeno e sempre medir os impactos diretos - retorno, venda e percepção de marca. Além disso, contar com um planejamento, escolhendo o que anunciar primeiro, por exemplo, ajuda a não perder o foco. "Comece com um orçamento menor e aumente progressivamente conforme avaliar os resultados e estabeleça um teto realista, que caiba no bolso da empresa", afirma Branco.


2. É possível aumentar a exposição do seu negócio gratuitamenteSe você achar que ainda não é o momento de investir em marketing digital, vale avaliar outras alternativas gratuitas para que a exposição do seu negócio cresça. "Nem todo investimento é financeiro", diz o presidente da Abradi. Caso o seu negócio ainda não tenha um site, é possível criar uma página no Facebook, um perfil em redes sociais como o Twitter ou o Instagram e cadastrá-lo no Google Meu Negócio. A ferramenta permite indicar telefone, endereço, horário de funcionamento e outras informações básicas para aumentar as chances de ser encontrado. O ideal, entretanto, é também criar um site próprio que seja leve, mantenha boas práticas de SEO (diretrizes que melhoram o posicionamento orgânico nas ferramentas de busca) e tenha uma versão mobile. 


3. As ferramentas para anunciar não são tão complicadasAo contrário do que acreditam muitos dos que ainda resistem a investir em anunciar o negócio online, as plataformas digitais não são tão complicadas de utilizar. GoogleTwitterFacebook e Instagram, por exemplo, disponibilizam tutoriais gratuitos que ensinam a mexer nas ferramentas.


4. Trace um objetivoUma campanha pode trazer como consequência diversos resultados: aumento do número de visitas no site da empresa, conseguir cadastros, promover o download de um aplicativo, conquistar seguidores... "Todos os formatos de promoção no Facebook e no Instagram permitem que o anunciante use botões que estimulam o consumidor a realizar ações como 'comprar agora', 'instalar o aplicativo', 'ligar agora', entre outros", diz Pérola Cussiano, líder de marketing das duas plataformas para o Brasil.
“No Twitter a campanha só é cobrada de acordo com o objetivo definido pelo anunciante”, afirma Gabriela Comazzetto, diretora de vendas para pequenos e médios negócios do Twitter Brasil. “Ele não será cobrado caso alguém o curta ou siga o perfil, por exemplo.”

5. É preciso ter paciênciaUma vez que a campanha estiver no ar, é preciso esperar algum tempo para que os resultados comecem a aparecer. “São muitos os casos de pessoas que querem retorno do dia para a noite”, diz Gustavo Osternack, gerente de soluções de marketing do Google. “Para que uma campanha amadureça na plataforma são necessárias, no mínimo, duas semanas.”Facebook e Instagram possuem recomendação semelhante. “A receita do sucesso não existe, quem tiver paciência para testar nossa ferramenta de anúncios e acumular conhecimento ao longo da jornada para entender o que funciona para o seu negócio, com certeza terá mais sucesso do que quem busca resultado imediato”, diz Pérola.O mesmo vale para o Twitter: “uma campanha de sucesso deve ser construída com cuidado. É preciso entender se ela escolheu o público e o objetivo corretos”, afirma Gabriela. Ela indica um período de uma semana a dez dias para ter certeza se determinada ação deu certo.


6. Monitoramento é essencialMuitos iniciantes acham que depois de planejar e colocar no ar uma campanha, ela se manterá sozinha. Isso não é verdade. Depois de iniciada, a campanha deve ser monitorada diariamente para que se perceba o que está funcionando, como está sendo a recepção do público e o que deve ser interrompido. “Testar e acompanhar as campanhas faz com que as próximas tenham ainda mais sucesso”, afirma Pérola, do Facebook e do Instagram.


7. Teste diferentes tipos de campanhaOutra dica é apostar em diferentes versões de uma mesma campanha. O Google, por exemplo, permite que os usuários testem diferentes variações de um mesmo anúncio para saber qual deles terá uma melhor performance. “É preciso experimentar quais são os canais mais adequados, se funciona melhor no desktop ou em dispositivos móveis, quais são as palavras-chave mais acertadas”, diz Guilherme Brandão, gerente de marketing de produto do Google.


Fonte: https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/10/9-dicas-para-promover-seu-negocio-na-internet.html




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