Os Tipos de Vendedores no Mercado



Os Tipos de VENDEDORES no Mercado




Venda mais conhecendo a melhor forma de se relacionar com empresas. Entenda os tipos de vendedores e suas características.

Sempre tratamos aqui de relações comerciais entre empresas ou organizações, processos de vendas e pós-vendas geralmente mais complexos, envolvendo mais de uma pessoa nas decisões , e que, em geral, possuem um ticket médio alto.
Os tipos de vendedores, bem como suas características, atuantes no relacionamento B2B devem ser conhecidos por quem atua em vendas, seja como vendedor ou gestor, principalmente se o objetivo é aumentar os resultados e ampliar sua carteira de clientes.
Ao conhecer os vários tipos de vendedores, você poderá identificar qual é o seu perfil para aprimorar suas qualidades e ficar de olho em eventuais fraquezas. Para gerentes, será uma ótima maneira de entender melhor sua equipe e ajudá-la a se desenvolver cada vez mais.

Os tipos de Vendedores e suas características

Há tipos de vendedores com características claras e bem mapeadas, em especial quanto aos modos de agir nas relações entre empresas. Identifique o seu tipo de vendedor – ou dos integrantes de sua equipe – e saiba aproveitar ao máximo suas qualidades:

1- O amigo para toda hora

É também conhecido como “anotador de pedido” e só vende pra quem quiser comprar, sem pressão, mas também sem convencimento.
Gosta mesmo é de ouvir “sim” e fugir do “não”. Pode até conseguir certo sucesso, mas em ambientes mais burocratizados e hostis, certamente esse vendedor terá problemas.
Este precisa mudar muito, na verdade, sua única qualidade é não “empurrar” vendas que não atendem às necessidades do cliente.

2- O poste da racionalidade

A abordagem é racional. Tende a ser limitado e somente vender aquilo que conhece bem e para empresas específicas, sem buscar expandir mercados.
Em geral tem boa relação com os departamentos de compras mais tradicionais e com processos claros e imutáveis. Ao lidar com organizações mais contemporâneas, costuma perder vendas por falta de flexibilidade.

3- O conformado

Agenda e faz muitas visitas a clientes ouvindo vários “não” antes de um “sim”, mas não faz muito pra mudar essa proporção. Em geral, tem bom conhecimento do produto, mas somente fala se for perguntado. Pode ter resultados, mas é pouco eficiente.
Um pouco de treinamento em vendas consultivas pode ajudar muito esse profissional

4- O chato

É agressivo no processo, insistente e faz muitas vendas sem construir um sentimento de confiança no responsável pela compra, principalmente em relação ao pós-venda. São especialistas em cumprir metas numéricas, mas perdem resultados qualitativos e de longo prazo.
Outro que merece alguns treinamentos: rapport, PNL e inteligência emocional.

5- O companheiro

Talvez um dos tipos de vendedor mais eficazes e eficientes, sendo reconhecido pelo cliente pela conectividade e empatia durante todo processo, desde a abordagem ao pós-venda.
Conhece bem o produto e trabalha para atender às reais necessidades da organização compradora, respeitando seus valores. Consegue alinhar os pontos fortes dos outros quatro tipos de vendedor e suas características mais positivas, evitando seus principais defeitos.
Há, claro, outras abordagens, mas é preciso se conhecer bem – e a sua equipe – para entender os erros e utilizar todo o seu potencial, assim como também o do próprio time.
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